Leiaute do Disco Rigido para Linux

Para aqueles que estão habituados a instalar o windows, pode ser um pouco complicado instalar o linux/GNU, muitos utilizam apenas uma única partição para o sistema operacional da microsoft.
E muitos podem estar se perguntando: "porque não posso instalar o Linux em uma única partição?", a resposta é simples:" você pode!", porem, quando instalado em discos maiores pode ocorrer erros no boot isso acontece pois alguns computadores tem a limitação da BIOS que pode inicializar apenas dentro dos primeiros 1024 cilindros, o que pode ser resolvido criando uma primeira partição de até 100MB com montagem em "/boot" exclusivamente para o sistema de inicialização, isso também ajuda a proteger os arquivos de inicialização.
Outra questão importante trata-se de computadores com pouca memoria RAM, é possível utilizar um arquivo de troca assim como no Windows para memoria virtual, mas, não é recomendável pois o acesso ao disco já é lenta se comparada à memoria RAM, e a busca desse arquivo numa partição unica a deixará mais lenta, a utilização de uma partição dedicada do tipo "Swap" para esse fim melhora em muito o desempenho.
Por fim resta onde será instalado o sistema, criar mais uma partição com o restante do disco pode ser uma boa opção para iniciantes ou quem for utilizar o sistema operacional para fins pessoais e não tem a mínima ideia de quais aplicações serão necessário instalar, e nem se preocupa com quais arquivos serão preciso realizar copia de segurança.

Considerando hipoteticamente um computador modesto com um disco 6 GB podemos ter a seguinte tabela de particionamento como referência.

Primeiro disco (sda)

#1 Primária - 100 MB - /boot
#2 Primária  - 5.4 GB - /
#3 Primária - 500 MB - swap

Agora se você for montar um servidor, ter um escopo dos serviços e aplicações que serão necessários e conhecer a configuração de hardware,  são informações fundamentais para se montar o leiaute do disco rígido com mais partições dedicadas e melhor dimensionadas, garantindo o melhor desempenho.

O Linux é bastante democrático quanto a sua instalação não existe um padrão de particionamento, você pode fazer escolhas conforme sua necessidade e respeitando as limitações impostas pelo hardware, mas seguir boas práticas é importante para que se tenha o melhor desempenho do seu sistema.


Exemplo de Leiaute de disco para Linux.


A imagem apresenta a tabela de particionamento de um Servidor de arquivos hipotético com dois discos onde o primeiro disco de 10 GB criou-se as partições para boot, raiz, memória de troca e outras paras os principais diretórios, já o segundo disco de 20 GB ficou exclusivamente para o diretório home.

Primeiro disco (sda)

#1 Primária - 100 MB - /boot
#2 Primária  - 1GB - /
#5 Lógica - 3.5 GB - /usr
#6 Lógica - 2 GB - /var
#7 Lógica - 1 GB - /opt
#8 Lógica - 1 GB - /tmp
#4 Primária - 2.1 GB - swap

Segundo disco (sdb)

#1 Primária - 20 GB - /home

Importante:  

A partição "boot" obrigatoriamente deve estar em uma partição primária entre os 1024 primeiros cilindros;
A partição "\" (sistema de arquivos root) deve ser o mais simplificado possível colocando os outros diretórios em partições diferentes, assim será menos provável que se corrompa;
A partição "/usr" deve ser dimensionada para comportar a criação do kernel, e possibilita que o diretório seja compartilhado como somente leitura, através de NFS.
A partição "/var" deve ser dimensionada para conter arquivos de logs e ainda sobre espaço para sua rotatividade.
A partição "/tmp" deve ser dimensionada segundo a demanda de aplicativos a serem executados, considerando a quantidade de arquivos temporários de todos usuários simultaniamente.
A partição "swap" deve ser dimensionada com o mesmo tamanho da memória RAM ou o dobro. 
A partição "/home" deve ser grande o suficiente para comportar diversos usuários e seus arquivos, é recomendável também utilizar um array de discos, isso garante a integridade dos dados durante atualizações.


Referencias:




Certificação Linux LPI (nível 1 exames 101 e 102) 2ª edição - Stevenpritchard, Bruno Gomes Pessanha, Nicolai Langfeldt, James Stanger & Jeff Dean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário